Garrafa plástica em diferentes tons de azul, com um peixe dentro.

EM 2050, SE OS HÁBITOS DE CONSUMO NÃO FOREM MUDADOS, OS OCEANOS VÃO ABRIGAR MAIS PLÁSTICO DO QUE PEIXES E 100% DOS ANIMAIS MARINHOS TERÃO SE ALIMENTADO OU SOFRIDO COM AS CONSEQUÊNCIAS DO LIXO NO MAR.  - Fórum Econômico Mundial de Davos -

Logo do Projeto Não Existe Fora. É um globo em linhas simplificadas e fluidas, com a frase Não existe fora! Todo lixo o descartado permanece dentro do planeta (em volta).

O Projeto Não Existe Fora é mais uma iniciativa do New Flow Lab. e faz parte de um movimento que visa promover os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), unindo arte, cultura, entretenimento e educação para engajar a população, mostrando a sustentabilidade como um valor coletivo.
 
2021 marcou o início da Década do Oceano proposta pela Organização das Nações Unidas (ONU), com a finalidade de destacar a urgência na proteção do maior bioma do Planeta e envolver a todos nesta luta. 
 
Idealizado pelo New Flow Lab. e realizado de forma coletiva em parceria com RST Bioarquitetura, Low Construtores e Joar, o projeto Não Existe Fora convida Niterói a se inserir neste movimento. 
 
Esta instalação artística tem o propósito de usar a arte como ferramenta de reflexão e provocar governo, empresas e população a pensar no grande problema causado pelo consumo e o descarte desenfreado de plástico, o impacto que isso tem no meio ambiente e principalmente nos mares.
 
Este projeto se une a outros, como o New Flow Festival e o Projeto da Lata, que acredita na importância e na força de pequenas atitudes feitas por muitos, apontando que, a mudança de comportamento de cada um, tem papel fundamental em uma transformação maior.

PROCESSO DE CONSTRUÇÃO

VISITE A INSTALAÇÃO

Acompanhe mais sobre este projeto e outros em @lab.newflow

EQUIPE E PARCEIROS

Logo do New flow lab.

Idealização, gestão e realização do projeto.

 

Fundado em 2020 por Luísa Barros (Consultora de Identidade Criativa e Sustentável) e Amanda Mella (Criadora de Experiências), o New Flow Lab. vem para conectar pessoas e empresas que querem fazer diferente, e sabem o quão importante é o papel de cada um, na hora de fazer a diferença. Trabalhamos de forma coletiva, pesquisando, desenvolvendo projetos e propondo soluções para um estilo de vida mais consciente e sustentável, através de novas formas de consumo e iniciativas inovadores. O Lab. funciona com um laboratório para o desenvolvimento de ideias criativas e (aplicáveis, úteis, funcionais) que promovem a sustentabilidade, considerando seus 3 pilares (ambiental, social e econômico).

Instagram: @lab.newflow

RST Bioarquitetura e Infraestrutura

Logo do RST Bioarquitetura e Infraestrutura

Desenvolvimento do projeto executivo, logística e execução.

Fundado em Julho 2021, pelos arquitetos e urbanistas, formados pela EAU-UFF, Rafael Tenório - especialista em restauração pela Fundação Casa de Rui Barbosa, marcenaria pela Oficina Escola de Manguinhos e vasta experiência em produção de maquetes eletrônicas - e Thiago Óscar - especialista em bioarquitetura por Tibá Rio e permacultura por Instituto Pindorama desde 2013,  expertise em paisagismo no Burle Marx & Cia Ltda e preservação do patrimônio pelo DePAC-Niterói - o escritório tem foco em projetos de bioarquitetura, planejamento permacultural, treinamento profissional, gestão e execução de obras de bioconstrução, além de restauração e conservação de imóveis.

Instagram: @rstbioarquitetura

Lowconstrutores Descalzos

Logo do Lowconstrutores Descalzos

Apoio a execução.

 

Intuir, Desenhar e Bioconstruir Alternativas para o Bem Comum.

Desde 2012, vem praticando e disseminando conhecimentos relacionados a técnicas de construção natural, saneamento ecológico, arquitetura vernacular, bioclimática e sistemas agroecológicos de produção de alimentos. A intenção do Lowcontrutores é propor soluções viáveis ao planeta, valorizando o conhecimento tradicional, fortalecendo laços de comunidades, integrando pessoas e entorno, assim como impactando o mínimo possível, através da arquitetura integrada, do paisagismo regenerativo e troca de saberes.

Instagram: @lowconstrutores 

Logo do Joar Arquitetura e Contrução

Joar Arquitetura e Construção

Apoio a execução e logística.

A empresa atua no mercado de projetos arquitetônicos e obras há 6 anos com foco em desenvolvimento de projeto e execução de obras convencionais e de bioconstrução. Acreditam no potencial da bioarquitetura contemporânea de excelência e que esta deve ser difundida para que construção e sustentabilidade possam caminhar juntas.

Instagram: @joar.arquitetura

Logo do New Flow Festival

New Flow Festival

Apoio a comunicação

O Festival traz soluções para um estilo de vida mais consciente e sustentável, através de um conceito que une educação (rodas de conversa, workshop, oficinas, conteúdo online...), arte e entretenimento (shows, performances, instalações interativas, apresentações culturais, exposição, feiras...) e esporte, saúde e bem-estar (atividades físicas individuais e coletivas). As atividades e manifestações artísticas se alinham com o objetivo de promover os ODS, de forma leve e descomplicada inspirando as pessoas a enxergarem na sustentabilidade um valor coletivo, onde todos somos responsáveis pela mudança.

Instagram: @newflow.festival

Logo do Tibá

TIBÁ - Instituto de Tecnologias Intuitivas e Bioarquitetura

Fornecimento do material e ferramentas.

Centro educacional de ecologia aplicada e arquitetura de baixo impacto, fundado em 1987, por Johan van Lengen - autor do Manual de Arquiteto Descalço - e sua esposa Rose van Lengen.
O TIBÁ organiza oficinas com especialistas de renome em design intuitivo, bioarquitetura, construção com bambu, bioconstrução, agrofloresta e PANCs (plantas comestíveis não convencionais), além de oferecer consultorias para projetos arquitetônicos.

Instagram: @tiba.rio

Mensage: Não Existe Fora - Todo lixo descartado permanece dentro do Planeta.

POR QUE DEVEMOS NOS CONSCIENTIZAR SOBRE O CONSUMO E O DESCARTE DO PLÁSTICO?

SELECIONAMOS ALGUMAS PRODUÇÕES PRA VOCÊ, QUE QUER SABER MAIS COMO AS NOSSAS MUDANÇAS DE HÁBITO SÃO IMPORTANTES PARA O NOSSO FUTURO E DO PLANETA

Capa do Atlas do Plástico. Imagem tem o título na parte superios com um grande glogo reluzente ao centro e fundo branco

Produzido pela Fundação Heinrich Böll com o movimento Break Free From Plastic, tem sua versão adaptada para o Brasil. A partir de diferentes olhares, o Atlas do Plástico traz um raio-x da cadeia do plástico. Apresenta-se como uma útil ferramenta para o debate público sobre como reduzir e evitar este tsunami de plástico que silenciosamente chega em nossos lares, ruas, praias e oceanos. O objetivo é promover uma reflexão sobre qual é o papel de cada um de nós, cidadãos, governantes, empresas e organizações da sociedade civil nessa luta em defesa de nosso presente e futuro. 

Capa do Documentário Oceanos de Plástico: Imagem tem ítulo em inglês no canto e uma foto, em toda extenção, do ocenao com uma baleia mergulhando em direção a uma garrafa plástica.

Disponível no Netflix, o Oceano de Plástico é um documentário que mostra as consequências do nosso estilo de vida, baseado em plástico descartável, e testemunha a destruição que estamos causando às aves marinhas, tartarugas, mamíferos marinhos e peixes. O filme apresenta também algumas tecnologias exequíveis e soluções inovadoras que todos – dos governos aos indivíduos – podem colocar em prática para voltarmos a ter um oceano limpo e mais sustentável.

5f32ddd103e68459eddeb4e5_mini-youtube-mares-limpos-01.jpg

O projeto Mares Limpos da ONU Meio Ambiente chegou no Brasil em setembro de 2017 com objetivo de reduzir os impactos dos plásticos descartados nos oceanos. A campanha quer mobilizar governos, ativistas, empresas e a sociedade civil para fortalecer a conscientização da necessidade de reduzir drasticamente os plásticos descartáveis e banir as microesferas em produtos de higiene e cosméticos, além de apoiar o Plano Nacional de Combate ao Lixo no Mar do Ministério do Meio Ambiente.  

CONHEÇA OUTROS PROJETOS DO NEW FLOW LAB.

NEW FLOW FESTIVAL

Foto do pôr do sol no Caminho Niemeyer tirada do alto com o drone.

PROJETO DÁ LATA

Foto do painel de grafite do artista Pakato para o Projeto dá Lata. O artista se encontra no meio da foto, na ffrendo do grafite realizado que ilustra uma lata de spray personificada colocando uma garrara no lixo reciclável.

CONDOMÍNIO+SUSTENTÁVEL

Foto de uma mão segurando uma lampâda, dela saem ícones relacionados a sustentabilidade.
Faixa institucional com todas as logos de empresas e instituições que contribuíram para o projeto. Prefeitura de Niterói, Secretaria de Cultura e de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, RST, Low, Joar, New Flow Festival, Tiba